Hot Process Oven Process? Ora diga lá?!

Standard

SAMSUNG

Este método é muito parecido com o Cold Process. A diferença é que atingindo-se levemente o ponto “estrada” coloca-se a mistura no forno, numa panela de barro por exemplo, até à fase gel (reconhece-se pela aparência translúcida e alta temperatura). Só depois é que se coloca os aditivos. A partir daqui é o normal: enformar, endurecer, cortar e curar (completar a saponificação e deixar perder o excesso de água).

O forno facilita a conservação da temperatura do sabão a ou acima dos 70ºC, acelerando a saponificação. De acordo com o Professor Kevin M. Dunn, autor de Caveman Chemistry e de Scientific Soapmaking, menciona que o calor e a fase gel aceleram o processo de saponificação. De qualquer forma, não deixar passar pela fase gel não prejudica de modo algum o sabão, mas permiti-lo pode ser uma mais-valia também porque ajuda a intensificar as suas cores.  Permitir o gel ou não é uma questão de preferência pessoal, mas o HPOP só interessa se deixar passar pela fase gel!

Entre o Cold Process Oven Process e o HPOP a diferença é neste se cozinha o sabão no forno antes de se pôr no molde em vez de depois, o que dará um aspecto final rústico e que o Mirró adora!

SAMSUNG

Nota: pelo HPOP, depois de tirar do molde e cortar teste o pH. Em princípio já deve estar entre 7 e 10. Se assim for já pode usar! De qualquer forma aconselho a deixar curar na mesma, pelo menos 4 semanas. Porquê, se já está pronto a usar? O principal benefício do tempo de cura é a evaporação do excesso de água, o que torna a barra mais dura e regista um peso mais verdadeiro para o propósito de rotulagem, se quiser vender o seu sabão. Portanto, se gosta de um sabão mais duro deixe-o curar pelas habituais 4 a 6 semanas. Divirta-se!

Alguma questão?

Vamos lá então fazer uns sabonetes fantásticos, sim?

Miau,

Mirró.

About Sofia Gomes

Sou a criadora dos Sabonetes do Mirró. O Mirró é um gato que aparece sempre na minha janela quando faço sabonetes, intrigando-se com o cheirinho que voa ao seu encontro. Meu aliado, dá-me inspiração e a alegria de sentir que a natureza está do meu lado. Assim, de forma a garantir a melhor qualidade, os Sabonetes do Mirró são produtos 100% naturais, feitos a partir de ingredientes biológicos certificados e criados da forma mais artesanal. Sempre pronta a aprender e motivada a fazer mais e melhor, ao longo da minha vida fui fazendo várias alterações ao meu rumo. Comecei por estudar Engenharia Química, deixando o curso por terminar fui viver para a Finlândia, voltei a Portugal deixando as minhas raízes mais fortes por lá e licenciei-me em Relações Públicas. Volto agora às origens aliando o meu gosto pela química ao amor pela natureza e a simplicidade que ela nos traz. E o Mirró agradece :) .

Leave a Reply

